quinta-feira, 28 de maio de 2009

António Santos na ESA


No dia 25 de Maio decorreu na ESA, por iniciativa da Professora Fátima I. Araújo, uma sessão com o Cartoonista, António Santos.
Os alunos dos 10ºs anos (CT2, AV, CT6) ouviram atentamente as explicações do Artista: do esboço ao trabalho final há um árduo processo de aperfeiçoamento, de registo minucioso dos traços simultaneamente físicos e psicológicos do(s) protagonista(s) reinventado(s) no cartoon.
O cartoon é multifacetado: alia o humor, a irreverância à sátira socio-política. Santiago ou, simplesmente, António Santos brindou a plateia com a contemplação de inúmeros cartoons. No seu cartão de visita pode ler-se: “Santiago: designer gráfico, ilustrador, caricaturista, cartoonista, artista plástico, professor, pintor, desenhador, prestador de serviços, radiologista da sociedade, carrasco capaz de resolver toda a espécie de cruzadexes no cavalete, etc.”
Este Cartoonista adopta a Arte (ou será adoptado por ela?) na sua função maior: desvelar os males enraízados na existência humana. E é esta irreverência que anima (dá alma) este Artista, metamorfoseando-o num ser profundamente Interrogativo e Interventivo.» texto e fotos gentilmente enviados pela Minha Colega e Amiga, Elsa Cerqueira.
-----------------------------------------------------------------------
E assim se fez Educação com E "grande", na Escola Secundária/3 de Amarante! Destaque para a magnífica caricatura da Ministra da Educação... e os ovos!

Sem comentários: